

O Joelho
O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e devido a sua localização anatômica apresentam certa vulnerabilidade a traumas, sobretudo nos esportes.
O joelho é formado pela união de duas articulações: a patelofemoral e a tibiofemoral, existindo uma relação mecânica entre elas. Estas duas articulações são formadas basicamente por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, unidos por meio da cápsula articular, dos ligamentos, meniscos e dos músculos da coxa e da panturrilha.

Estrutura do joelho, vista anterior e vista posterior.

Estrutura do joelho, vista anterior e vista posterior.
Na extremidade distal do fêmur encontram-se os côndilos, que se articulam com a tíbia, grandes e convexos, divididos por um sulco central que forma a superfície articular da patela. Os côndilos são cobertos por cartilagem hialina espessa, para suportar as forças extremas sobre as superfícies articulares durante a descarga de peso.
Na porção proximal da tíbia, conhecida como "platô tibial", encontram-se duas conchas achatadas que são niveladas anteriormente pela diáfise da tíbia. Esta superfície está alinhada com cartilagem hialina onde se acomodam os côndilos femorais. Na divisão entre os platôs medial e lateral, encontra-se a região intercondilar que na sua porção anterior, apresenta uma depressão que serve como sítio de inserção para o ligamento cruzado anterior. Na superfície do platô estão também os meniscos medial e lateral responsáveis pelo aumento da congruência articular tibiofemoral, distribuição de carga, auxiliar na estabilidade e nutrição da cartilagem.
Dentre as estruturas ligamentares principais estão ligamentos cruzados anterior e posterior, colaterais medial e lateral, com importante papel na estabilização articular.
Já a articulação patelofemoral é formada pela superfície anterior do fêmur conhecida como cavidade troclear e as facetas posteriores da patela (maior osso sesamóide), onde se interpõem o mecanismo do quadríceps. Do vértice inferior da patela até a tuberosidade anterior da tíbia, encontra-se o ligamento patelar ou tendão patelar.
Em sua região medial pode-se encontrar o ligamento femoro patelar medial, estrutura importante na estabilização patelo femoral. A cartilagem articular na face posterior da patela tem 5mm de densidade, sendo assim, a mais espessa do corpo humano.
Lesões do joelho >