A cartilagem do joelho
As principais funções na cartilagem articular nas articulações sinoviais são fornecer uma superfície de baixa fricção e atrito para o movimento e resistir à tensão, cisalhamento e forças compressivas.
A presença do tecido cartilaginoso nas articulações responsáveis por sustentar pesos é fundamental, uma vez que esse tecido admite uma grande quantidade de carga. Essa situação ocorre nas regiões do quadril, joelhos e tornozelos.
As lesões na cartilagem ocorrem por vários mecanismos, incluindo uma carga simples de grande magnitude ou sobrecargas articulares repetitivas de menor magnitude.
Uma vez lesada a cartilagem tem uma capacidade limitada de cicatrização natural devido à falta de suprimento sanguíneo, ausência de células progenitoras condrogênicas e atividade mitótica reduzida.
Portanto há a necessidade de promover condições favoráveis para essa cicatrização através do tratamento medicamentoso clínico ou cirúrgico.
Quando o tratamento conservador falha o tratamento cirúrgico está indicado, podendo ser cirurgia reparadora ou restauradora:.
Procedimentos Reparadores
Buscam restaurar a integridade da interface subcondral nativa e preservar a cartilagem articular sobrejacente.
Procedimentos Restauradores
buscam substituir a cartilagem articular danificada com tecido hialino ou tipo hialino.
Comments