top of page

A condromalácia patelar



Essa vilã não pode te vencer.


A condromalácia patelar, significa um amolecimento da cartilagem da patela que está localizada na parte da frente do Joelho. Geralmente ela é consequência de uma alteração biomecânica ou traumatismo no Joelho.


A lesão da cartilagem pode ter uma evolução lenta e progressiva. Geralmente começa com um vago desconforto na parte interna do joelho, agravado pela atividade (correr, pular, subir ou descer degraus) ou por estar sentado prolongadamente com os joelhos em posição moderadamente dobrada (a chamada “dor do cinema”).


Havendo progressão da doença, o joelho pode começar a inchar, levando à perda de força muscular do quadríceps (músculos anteriores da coxa). Quando isso ocorre, são comuns queixas de que o joelho está falseando, ou saindo do lugar, muitos estalos e o que chamamos de crepitação, popularmente conhecido como rangir. Em estágios mais avançados das lesões da cartilagem, a atrofia torna-se intensa com muita fadiga muscular e movimentos do dia-a-dia como caminhar e subir escadas, tornam-se impossíveis.


O amolecimento da cartilagem faz parte de nosso envelhecimento e imagens do desgaste da cartilagem da patela são muito frequentes em ressonâncias magnéticas de pessoas acima dos 30 anos.


Em outras palavras: em algum momento da vida, todo mundo terá condromalácia em algum exame de imagem, mas nem todos terão sintomas.

É claro que podemos prevenir e tratar essa lesão com cuidados diários e acompanhamento médico.


Para quem sofre com dor no joelho e condromalácia patelar algumas recomendações são importantes:


• Não fique muito tempo com o joelho flexionado. No trabalho ou em períodos de estudo, é importante levantar a cada hora para andar pequenas distâncias, fazer bastante alongamento e deixar a perna estendida sempre que possível.

• Lembre que exercícios de fortalecimento do quadríceps são parte integrante do tratamento.

• Mantenha o peso adequado.

Em casos de crises dolorosa, lembre-se:

• Qualquer sobrecarga pode prejudicar os joelhos, portanto evite subir e descer escadas na primeira fase do tratamento.

• Faça compressas de gelo a cada 20 minutos, pois elas podem ajudar a aliviar a dor.

• A fisioterapia será importante para alívio de crises e dores agudas, e para a reabilitação.


São pequenos ajustes que aceleram o processo de recuperação e ajudam a amenizar os sintomas dolorosos.


Fazer acompanhamento médico periódico é importante para interromper o avanço das lesões que são o início da artrose.


O tratamento das lesões de cartilagem exigem cuidados contínuos, hábitos saudáveis e muitas vezes mudança no estilo de vida. Já existem muitas medicações e procedimentos modernos que podem tratar a condromalácia, devolvendo assim a qualidade de vida.

Comments


Posts em destaque
Posts recentes
bottom of page