Contato patelofemoral
Estudo Biomecânico e Contato Patelofemoral
.
Na extensão completa, as patelas normais não estão situadas no sulco troclear.
Esse encaixe começa aproximadamente com 20 graus de flexão, quando as partes distal e lateral da patela atingem a parte superior e proximal da tróclea, que compreende a faceta lateral. Como a patela não está encaixada antes de atingir esse limite, somente os tecidos moles estabilizadores asseguram a sua localização frontal.
À medida que o ângulo de flexão do joelho aumenta, a área de contato da patela progride proximalmente, enquanto a área de contato da face patelar femoral progride distalmente, havendo modificação nas áreas de contato e distribuição de pressão.
.
• Estudos como esse demostram a importância da estabilização miotendinosa e da arquitetura óssea femoro patelar na estabilização e biomecânica normal do joelho.
• A compreensão da biomecânica normal patelofemoral influencia inclusive na indicação de exercícios com relativa proteção articular, em angulações com melhor estabilidade e maior área de apoio, com maior distribuição de pressão, como por exemplo nas angulações entre 60 e 90 graus de flexão.
.
•️ Em pacientes com sintomatologia femoropatelar, recomenda-se a realização de fortalecimento muscular respeitando ângulos de proteção, que precisam ser individualizados.
Resp. Técnico
Dr. Leonardo Pozzobon
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia do Joelho
CRM 5836
Local de atendimento
INTO MS | Clínica Parque das Nações
Rua Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira
Campo Grande, MS
Comments