DERRAME NO JOELHO
- intocampogrande
- 2 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Olá, seja bem-vindo(a) ao meu blog, eu sou o Dr. Leonardo Pozzobon, médico ortopedista especialista em joelho e hoje vim esclarecer dúvidas comuns sobre o derrame articular.
O QUE É O DERRAME NO JOELHO?
O derrame no joelho ou derrame articular é como denominamos o acúmulo de líquido dentro da articulação, popularmente conhecido como “água no joelho”, suas causas podem estar associadas a traumas, sobrecargas, doenças crônicas ou infecções.
Basicamente existem três líquidos que podem estar presentes no derrame articular e cada um direcionará a diagnósticos distintos, veja abaixo:
Líquido sinovial – Você sabia que grande parte de nossas articulações são envolvidas pela cápsula sinovial, responsável pela produção de um líquido viscoso que tem como função lubrificar essa estrutura?
Pois bem, o que acontece é um desequilíbrio na produção do líquido sinovial quando sua membrana sofre por inflamação ou algum estresse excessivo, o que chamamos de sinovite. O ideal é que esse líquido tenha sua quantidade variando entre 2 e 3,5ml, mas infelizmente em circunstância disfuncional pode chegar 100ml, causando inchaço, desconforto e dor.
Acúmulo de sangue – neste caso ocorre o que chamamos de hemartrose, no geral esse acúmulo de sangue na articulação está associado a alguma lesão interna ocasionada por algum trauma.
Acúmulo de líquido purulento (pus) – incomum, porém uma situação mais preocupante, o que chamamos de pioartrite. Nestes casos um agente infeccioso está envolvido, onde ele se prolifera causando danos a cartilagem dessa articulação.
QUAIS OS SINTOMAS DO DERRAME NO JOELHO?

Um dos principais sintomas é o inchaço, visto que temos um volume incomum de líquido dentro dessa articulação, além da alteração na forma, o paciente tem a sensação do joelho estar “pesado” ou “cheio”.
Outros sintomas comuns são:
Dor;
Vermelhidão;
Sensação de calor;
Dificuldade para realizar movimentos;
Febre (geralmente ocorre quando se trata de uma infecção).
COMO É O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO DERRAME NO JOELHO?
A primeira etapa para o diagnóstico é o exame físico que já é bem evidente devido as características dos sintomas, a seguir seu médico solicitará exames de imagem através de uma ressonância magnética para diagnosticar o edema e por fim, será realizada uma punção (artrocentese) para coleta do líquido e posterior análise em laboratório a fim de identificar a causa do derrame. Lembrando que além destes, outros exames podem ser solicitados caso seu médico julgue necessário.
O tratamento adequado dependerá do que causou o derrame articular, podendo incluir bolsas de gelo, repouso, punção a depender o volume, tratamentos fisioterapêuticos, medicamentos anti-inflamatórios e/ou antibióticos.
Fico feliz que tenha chegado até aqui, espero que esse conteúdo tenha contribuído para sanar suas dúvidas. Neste site minha intenção é compartilhar um pouco do meu conhecimento, levando informação, qualidade de vida e longevidade ao maior número de pessoas possível.
Dr. Leonardo Pozzobon, Ortopedista Especialista em Joelho em Campo Grande - MS. CRM MS 5836 Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho - SBCJ
Comments