Dor abaixo da rótula do joelho

Saiba quais podem ser as possíveis causas de dores abaixo da rótula do joelho

imagem de homem sentindo dores no joelho

A dor abaixo da patela ou rótula pode ocorrer em qualquer indivíduo e em qualquer idade mesmo em em pessoas jovens e fisicamente ativas. Os sintomas geralmente se tornam perceptíveis ao descer ladeiras, subir escadas, caminhar, correr ou levantar de uma posição de cócoras. Durante esses movimentos, a tensão e a pressão na patela, e no tendão patelar que está inserida, é particularmente forte. As queixas são muitas vezes resultado de esforço excessivo, que desaparece por conta própria após um período de descanso e ou interrupção do esporte.

Para esclarecer se uma doença da patela /rótula ou da articulação do joelho está presente, um médico deve ser consultado.

As doenças mais comuns que causam dor na região patelar ou na frente do joelho incluem tendinite patelar, lesões avançada da cartilagem doença de Osgood-Schlatter, síndrome da dor patelofemoral (ou femoropatelar) e bursite.

Dependendo do diagnóstico, o tratamento clínico pode ser iniciado imediatamente com terapias que consistem essencialmente em anti-inflamatórios, fisioterapia, exercícios de fisioterapia e analgésicos. A intervenção cirúrgica também pode ser necessária, mas apenas se a terapia conservadora não aliviar os sintomas.

Causas de dor abaixo da rótula

Imagem em 3d do joelho representando as articulações

A patela está embutida na cápsula articular do joelho por ligamentos, tendões e músculos, e fica na frente da articulação do joelho. O osso plano, em forma de disco, ligeiramente curvo e – visto de frente – triangular, desliza livremente para cima e para baixo em um sulco no fêmur quando é movido. Por um lado, a rótula protege a articulação do joelho, por outro lado reduz o atrito e atua como uma polia ou alavanca aumentando a força do músculo de quadrícepes da coxa.

A dor abaixo da rótula (patela) pode estar associado a alterações na inserção do músculo extensor da coxa ou mesmo desequilibrios musculares. As pessoas afetadas geralmente se queixam de desconforto ao descer ladeiras ou subir escadas, com esforço ou mesmo permanecendo por um tempo com joelhos dobrados.

Uma vez que a função da patela é influenciada pelas funções do músculo extensor da coxa, da pélvis e do estático da perna, do suprimento vascular e nervoso da região lombar, bem como do metabolismo geral, essas estruturas também dever receber atenção durante a investigação diagnóstica e para o tratamento da dor abaixo ou na lateral da rótula devemos levar em consideração outras queixas, como dores nas costas com origem lombar associado a hérnia discal por exemplo.

Causas da tendinite patelar

A tendinite patelar é um dos distúrbios crônicos e degenerativos mais comuns na região frontal do joelho em atletas. Acima de tudo, o atletismo, os esportes de salto e a dança, sobrecarregam o tendão patelar com forças de tração particularmente fortes e irregulares. A sobrecarga e inflamação crônica no tendão patelar pode causar depósitos de cálcio nessa região e ocorre o endurecimento. Na pior das hipóteses, sem tratamento um tendinite crônica por levar a uma ruptura do tendão.

Imagem em 3d ilustrativa joelho

O chamado "joelho do saltador", como também é conhecida a tendinite patelar, apresenta sintomas semelhantes ao "cotovelo de tenista" e é percebido como muito doloroso pelos acometidos. O estresse geralmente causa dor intensa e tipo alfinetada abaixo da rótula (na área da ponta da rótula), que geralmente ocorre em episódios com duração de 15 a 20 minutos. Embora os sintomas só se tornem perceptíveis no início quando sob estresse, eles também podem persistir permanentemente no estágio avançado.

Para tratar a tendinite patelar, geralmente são administrados analgésicos e anti-inflamatórios e é feito um curativo especial da articulação do joelho. A terapia por ondas de choque também pode ser usada para tratar a dor abaixo da rótula. Os procedimentos com infiltração de medicações para estimulo cicatricial podem ser indicados em alguns casos. No estágio avançado, pode ser necessária uma operação para reparar o tendão patelar ou estimular o processo de regeneração.

Causa da doença de Osgood-Schlatter

Outra condição em que a dor no joelho ocorre abaixo da patela é a doença de Osgood-Schlatter. A irritação do tendão da rótula (tendão patelar) na tíbia frontal ocorre por inflamação e má vascularização na sua inserção tibial, podendo fazer com que pedaços de osso se soltem e morram. Isso causa a chamada osteonecrose asséptica, uma área morta do osso na base do ligamento patelar abaixo da patela, que não se deve a uma infecção por vírus ou bactérias mas sim pela falta de irrigação sanguínea e trauma.

Meninos entre 10 e 14 anos, e atletas são particularmente afetados pela doença de Osgood-Schlatter. A causa da doença ainda não foi definitivamente esclarecida. Microlesões relacionadas ao treinamento ou esforço excessivo podem desencadear a doença.

Além disso, a redução da capacidade de carga da tíbia durante as alterações hormonais da puberdade, pode levar a um desequilíbrio na carga do joelho e sujeitar o ligamento patelar a maiores forças de tração. Obesidade e distúrbios circulatórios locais também são discutidos como causas da doença de Osgood-Schlatter e dor abaixo da rótula.

Na maioria dos casos, o repouso e a administração de anti-inflamatórios levam à melhora dos sintomas. Se não houver alívio dos sintomas, um gesso especial que não restringe completamente os movimentos, pode ser aplicado para imobilização temporária.

A intervenção cirúrgica raramente é necessária, por exemplo, quando fragmentos ósseos livres raspam os tendões e ligamentos ou limitam a mobilidade da articulação.

Causa da síndrome da dor femoropatelar

A síndrome da dor femoropatelar é um dos problemas mais comuns na região anterior do joelho. No entanto, não se baseia em um quadro clínico uniforme. A causa da dor, que pode ocorrer na frente, atrás, abaixo e ao lado da rótula, também não é clara. As pessoas afetadas geralmente se queixam disso quando a articulação do joelho é movida novamente após um longo período de descanso. Estes também são perceptíveis ao subir escadas, agachar e durante atividades esportivas.

Às vezes, há movimento restrito e inchaço na área da rótula. A articulação patelofemoral, que forma a ligação entre a rótula e o fêmur, é particularmente afetada pela degeneração em estágio inicial. A maioria dos pacientes são jovens e/ou fisicamente ativos.

Além de sobrecarregar a articulação do joelho, a fraqueza muscular nos músculos da coxa, encurtamento dos músculos da coxa, panturrilha e quadril, desvio dos ossos da rótula e da articulação do joelho, bem como a articulação do quadril ou tornozelo são discutidos como causas da síndrome da dor patelofemoral.

Dor abaixo da rótula – bursite

Uma possível causa é a chamada bursite, uma inflamação da bursa. As bursas estão localizadas lateral, sobre ou abaixo da rótula, ou estão conectadas ao interior da articulação. Enquanto as bursas internas podem ser feridas, especialmente no caso de fraturas, as bursas na frente e abaixo da rótula muitas vezes ficam inflamadas devido à alta carga de pressão a que estão expostas.

Pessoas que trabalham muito de joelhos, como azulejistas, são mais propensas a sofrer de bursite crônica. Quedas ou acidentes de impacto durante esportes também podem levar à bursite. Uma ferida infectada também pode ser o gatilho.

A bursite é caracterizada pelo inchaço da rótula, causando dor com pressão e movimento, mas não há desconforto quando o joelho está em repouso. Inchaço causado por uma infecção bacteriana geralmente aparece avermelhado e quente. Febre pode ocorrer nos afetados.

Uma bursite deve ser bem curada em qualquer caso, caso contrário, existem riscos. É importante proteger a articulação do joelho, se necessário imobilizando-a com uma tala. Além disso, analgésicos não esteróides são geralmente administrados. O inchaço deve ser resfriado.

Se o pus se formar, ele deve ser removido, geralmente através de uma operação menor. A bursa inflamada também pode ser removida (bursectomia). Além disso, uma punção da bursa inflamada é possível para drenar o fluido se o inchaço for severamente limitante.

Algumas dicas que você pode seguir e podem evitar problemas que geram dores e traumas no joelho

Tal como acontece com todas as lesões por uso excessivo, a prevenção é a melhor terapia. As medidas profiláticas mais importantes para evitar alguns dos mais comuns causadores de dores no joelho são:

• Um bom alongamento muscular;

• Aquecimento antes de se exercitar;

• Aumento gradativo de peso e intensidade no treinamento físico;

• Tempo de descanso e repouso para regeneração adequada;

• Utilização de tênis com bom sistema de amortecimento para exercícios.

Se ocorrerem sintomas, dores e desconfortos ao realizar exercícios, pare imediatamente o exercício. Caso o problema e desconforto persista, consulte um médico especialista para melhor diagnosticar e tratar o problema.

Bibliografia:

Carl Joachim Wirth, Wolf Mutschler, Dieter Kohn, Tim Pohlemann: Prática de ortopedia e cirurgia de trauma, Thieme Verlag, 3ª edição, 2013

Nota importante: Este artigo contém apenas informações gerais e não deve ser usado para autodiagnóstico ou tratamento. Ele não substitui uma visita ao médico.

Dr Leonardo Pozzobon Ortopedista Especialista em Joelhos e Artroscopia- USP/SP

Medicina esportiva, performance, longevidade e qualidade de vida.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho - SBCJ