Edema Ósseo

Edema ósseo ou contusão óssea nada mais é que o inchaço dentro da estrutura do osso.

As principais causas são: -Atividade física exagerada; -Degeneração articular / artrose; -Contusões e entorses

Nas contusões, traumas diretos ou indiretos ao nível do membro inferior podem causar a formação de edema ósseo. Um dos mais comuns decorre da lesão do LCA onde a tíbia rotaciona em relação ao fêmur e na volta à sua posição original ocasiona atrito entre os ossos.

A história relatada pelo paciente associada à dor local já pode dar indícios da presença do edema.

As radiografias simples não conseguem diagnosticar o problema quando a forma do osso persiste inalterada (o que ocorre quase sempre). A ressonância magnética é quem fecha o diagnóstico.

O edema ósseo desenvolvido pela atividade física em excesso costuma ser do lado medial (interno) e a dor é exatamente neste local. Esta dor ocorre até mesmo ao se pressionar o local com o dedo e pode confundir muitas vezes com lesão do menisco. O edema ósseo pós lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) costuma ser uma dor menos precisa, na região central do joelho.

Como tratar?

Primeiro deve-se definir a causa para instituir o tratamento.

Se o edema ósseo foi originado por excesso em atividade física, um repouso variável (muitas vezes cerca de 2 meses) por si só já resolve o problema.

Já o edema ósseo devido doença degenerativa dos meniscos ou da cartilagem (artrose), não costuma se resolver tão fácil e por vezes não desaparece. Alguns desses pacientes irão evoluir para cirurgia de osteotomia (desde que tenham indicação) ou artroplastia total do joelho (prótese) em um futuro.

Prevenção

A causa de edema ósseo que é mais prevenível é a ocorrida por excesso de atividade física. Portanto, a prática cautelosa, principalmente de corrida, deve ser buscada. A dor durante ou logo após a atividade física é um sinal de que está ocorrendo exagero. Busque sempre orientação de um profissional educador físico para acompanhar seus treinos.

Agendamento de consultas pelo WhatsApp https://api.whatsapp.com/send?phone=5567999171326

Resp. Técnico: Dr. Leonardo Pozzobon Ortopedia e Traumatologia Cirurgia do Joelho

Local de atendimento INTO MS | Clínica Parque das Nações Rua Michel Scaff, 53 Chácara Cachoeira Campo Grande, MS