Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
O Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é um ligamento formado por tecido conjuntivo fibroso denso, e recebe esse nome devido a sua inserção posterior na tíbia e apresentar-se cruzado (em forma de X) com o LCA na porção central do joelho.
️⃣O LCP é responsável principalmente pela restrição da traslação posterior da Tíbia em relação ao fêmur, sendo duas vezes mais forte que o LCA.
A incidência de sua lesão é de aproximadamente 3% das lesões do joelho, porém quando associada a traumas de alta energia está incidência chega 56%.
️A causa mais comum da lesão do LCP é o impacto direto na parte frontal da tíbia, principalmente quando o joelho está dobrado em 90°. Geralmente, esse tipo de trauma frontal acontece praticando um esporte ou num acidente automobilístico️.
.O diagnóstico desta grave lesão é realizado através da história do trauma, exame físico, e exames complementares, sendo neste caso a ressonância magnética o padrão ouro com sensibilidade próxima de 100%.
Desta forma também pode ser avaliado o grau da sua lesão, a associação com outras lesões e assim também a indicação do tratamento.
Conservador x Cirúrgico será assunto para outro momento.
Comments