Osteonecrose Femoral Espontânea

A osteonecrose idiopática pode também ser denominada necrose avascular, necrose asséptica, osteonecrose espontânea ou, ainda, como moléstia de Ahlback.

Ela geralmente acomete mulheres (3:1) com mais de 55 anos de idade e obesas (60%)

Clinicamente, caracteriza-se por dor no joelho de início súbito e sem história de trauma prévio, acometendo principalmente a região de carga do cóndilo femoral medial, com piora no período noturno, limitação da atividade física

Foram propostas as teorias vascular e traumática como fator etiológico da osteonecrose do joelho

Alto grau de suspeição clínica, boa anamnese e bom exame clínico são essenciais para um diagnóstico preciso e precoce.

As Radiografias simples são freqüentemente normais nos estágios iniciais da doença e, em tais casos, a cintilografia óssea e a ressonância magnética podem ser úteis.

️Na fase inicial da doença o tratamento conservador está indicado e muitos pacientes têm evolução benigna, com alívio da dor e boa função articular. Nos pacientes com a doença em estágio avançado, as opções de tratamento incluem desbridamento artroscópico, abrasão ou per-furação da lesão, uso de aloenxerto osteocondral, osteotomia tibial alta e artroplastia total ou unicompartimental do joelho.

A escolha do tratamento deve ser baseada em fatores como idade do paciente, intensidade dos sintomas, nível de atividade e demanda funcional da articulação, localização e estágio da lesão, e presença de deformidade e artrose secundária.