Osteoporose

A osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com consequente aumento da fragilidade óssea e da susceptibilidade a fratura.

Sua ocorrência está intimamente ligada ao avançar da idade, à perda de cálcio e à falta de vitamina D no organismo, afetando mulheres numa proporção quatro vezes maior do que homens.

Trata-se de uma patologia pouco sintomática e os pacientes costumam ser diagnosticados em estágios avançados da doença, geralmente, após a ocorrência de alguma fratura.

Ainda não existe uma cura definitiva para a osteoporose, mas os tratamentos existentes são eficientes no retardamento de sua progressão e no controle das dores.

Como diagnosticar precocemente?

O exame conhecido como densitometria óssea é o padrão para diagnóstico precoce, através da comparação da densidade óssea em quadril e coluna com uma média populacional.

Os resultados são classificados em: normal, osteopenia (diminuição da massa óssea) ou osteoporose (estágio mais avançado de perda óssea). Também se considera como critério diagnóstico qualquer fratura típica da osteoporose, devendo-se iniciar tratamento adequado.

A Densitometria óssea confirma o diagnóstico e está indicada nos seguintes casos:

• mulheres com idade igual ou superior a 65 anos e homens com idade igual ou superior a 70 anos, independentemente da presença de fatores de risco;

• mulheres na pós-menopausa e homens com idade entre 50 e 69 anos com fatores de risco para fratura;

• mulheres na perimenopausa, se houver fatores de risco específicos associados a um risco aumentado de fratura, tais como baixo peso corporal, fratura prévia por pequeno trauma ou uso de medicamento(s) de risco bem definido;

• adultos que sofrerem fratura após os 50 anos;

• indivíduos com anormalidades vertebrais radiológicas;

• adultos com condições associadas a baixa massa óssea ou perda óssea, como artrite reumatoide ou uso de glicocorticoides na dose de 5 mg de prednisona/dia ou equivalente por período igual ou superior a 3 meses

A prevenção e o seu tratamento está ao alcance de todos, mas para isso é preciso realizar seu diagnóstico médico!

Algumas das medidas que ajudam no tratamento e na prevenção da osteoporose são:.

- Alimentação saudável,

- Tomar sol;

- Evitar cigarro e álcool;

- Praticar exercícios físicos;

- Monitorar o peso e avaliação nutricional periódica;

- Consumir a quantidade diária necessária de cálcio (leite e derivados, vegetais, peixes, frutas secas, etc.) e vitamina D (ovos, salmão, sol);

- Acompanhamento médico periódico;

Prevenir a Osteoporose significa prevenir fraturas e melhorar a qualidade de vida.

Algumas das medidas que ajudam no tratamento e na prevenção da osteoporose são:

- Alimentação saudável,

- Tomar sol;

- Evitar cigarro e álcool;

- Praticar exercícios físicos;

- Monitorar o peso e avaliação nutricional periódica;

- Acompanhamento médico periódico.

Resp. Técnico

Dr. Leonardo Pozzobon

Local de atendimento

INTO MS | Clínica Parque das Nações