top of page

Prótese Unicompartimental



A cirurgia para colocar uma prótese no joelho é o tratamento de escolha quando se esgotam as opções não cirúrgicas de tratamento. O nome técnico que damos a essa cirurgia é artroplastia de joelho.


Na cirurgia, retiramos a parte doente do joelho e substituímos por uma prótese, que normalmente é um material feito de liga de cromo e cobalto.

Existem diversos tipos de prótese: prótese pra quem tem problema de ligamento, prótese pra quem tem falta de osso, prótese pra quem já tinha uma prótese e precisa trocar, etc.

No joelho, existem três compartimentos: medial (parte de dentro do joelho), lateral (parte de fora do joelho) e patelofemoral (parte que engloba a patela e a tróclea do fêmur). Quando os três compartimentos estão doentes, chamamos isso de artrose tricompartimental. Quando só um, unicompartimental.

A maioria dos pacientes que necessita de prótese do joelho tem artrose dos três compartimentos. Por isso, a prótese de joelho utilizada, é a prótese tricompartimental.

Só que existem os pacientes que possuem artrose só em um compartimento. Então, pra que colocar uma prótese tricompartimental? Foi isso que a ciência tentou desenvolver desde 1950, e, finalmente, a partir desse século, foi possível.


Foi desenvolvida uma prótese unicompartimental para aqueles que possuem artrose só numa parte do joelho. Isso é bom por vários motivos:

• A prótese é menor; • Você fica com um joelho mais próximo de um joelho normal; • A recuperação é mais rápida; • Você sente menos dor pós-operatória; • A agressão e perda de osso são menores.

Candidatos a cirurgia

Se a sua osteoartrite tiver avançado e opções de tratamento não-cirúrgico já não estão aliviando seus sintomas, seu médico pode recomendar cirurgia de substituição do joelho. A fim de ser um candidato para a substituição unicompartimental do joelho, sua artrite deve ser limitada a um compartimento de seu joelho. Além disso, se você tiver alguma das seguintes características, você pode não ser elegível para o procedimento:

• Artrite inflamatória; • Rigidez significativa do joelho; • Dano ligamentar;

Com a seleção adequada de pacientes, as substituições unicompartimental modernas do joelho demonstraram excelentes resultados a médio e longo prazo em pacientes mais jovens e mais velhos.

Ressalto pra você que o mais importante para o resultado de uma cirurgia é uma boa avaliação ortopédica e, por conseguinte, que o tratamento seja bem indicado.

E você? Precisa operar e não sabe se a prótese unicompartimental está indicada? Consulte o ortopedista especialista em joelho. Cuide-se! Previna-se! Resp. Técnico:

Dr. Leonardo Pozzobon

Ortopedia e Traumatologia

Cirurgia do Joelho

CRM 5836


Local de atendimento

INTO MS | Clínica Parque das Nações

Rua Michel Scaff, 53

Chácara Cachoeira

Campo Grande, MS


Agendamento de consultas pelo WhatsApp https://api.whatsapp.com/send?phone=5567999171326

Comments


Posts em destaque
Posts recentes
bottom of page