Artroplastia Total do Joelho
Artroplastia total do joelho é um procedimento que com duração aproximada de 1 a 2 horas. O cirurgião ortopédico retirará a cartilagem e o osso lesionados e depois colocará os novos implantes metálicos e plásticos para restaurar o alinhamento e as funções do joelho.
Componentes da Prótese (IMPLANTES)
Há três componentes para um implante do joelho que substituem três superfícies ósseas: Femoral, tibial e patelar. Os componentes pesam entre 300 e 400 gramas no total
Componente Femoral
É assentado sobre o fêmur. Possui contornos que permitem o deslizamento da patela na flexão e extensão do joelho
Componente Tibial
É uma plataforma metálica plana com a inserção de um componente de polietileno que fica entre os componentes tibial e femoral, absorvendo o impacto e tornando os movimentos do joelho mais congruentes
Componente Patelar
O “botão” patelar é uma peça em forma de cúpula de polietileno (com alto peso molecular) que replica a superfície original da patela
Materiais dos Implantes
Estes são concebidos de tal modo que um componente de metal sempre se apoia/move sobre um componente de plástico (polietileno). Isso promove um movimento suave e minimamente desgastante. As partes metálicas do implante são geralmente confeccionadas a partir de titânio ou cobalto com ligas à base de cromo.
Quando a cirurgia é recomendada?
Não há restrições absolutas quanto a idade ou o peso para a cirurgia de artroplastia total de joelho.
As recomendações para a cirurgia baseiam-se na dor e na limitação de movimento do paciente, não na idade. A maioria dos pacientes submetidos à artroplastia total de joelho tem entre 50 e 80 anos de idade, mas os cirurgiões ortopédicos avaliam cada paciente individualmente. Artroplastias totais de joelho têm sido realizadas com sucesso em todas as idades, dos adolescentes com artrite juvenil aos pacientes idosos com artrose degenerativa.
Pós-cirúrgico
Mais de 90% das pessoas que fazem a artroplastia total de joelho sentem uma redução enorme das dores no joelho e uma significativa melhora na capacidade de realizar as atividades comuns do dia a dia.
As atividades realísticas depois da artroplastia total de joelho são caminhadas sem limite de distância, natação, golfe, direção de veículos, trilhas leves, ciclismo, dança de salão e outros esportes de baixo impacto.
Com a modificação apropriada das atividades, as próteses de joelho podem durar muitos anos
Atualmente, mais de 90% das artroplastias totais de joelho preservam bem sua função 15 anos depois da cirurgia. Seguir as instruções do cirurgião ortopédico depois da cirurgia e tomar o cuidado de proteger a prótese de joelho e a saúde como um todo são maneiras importantes de contribuir para o sucesso completo da sua cirurgia.
Quanto Tempo pode durar uma Prótese Total do Joelho?
Está é uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes candidatos a artroplastia Total do Joelho.
Estudos de acompanhamento de longa duração sobre a artroplastia total de joelho demonstraram 90% de resultados bons a excelentes com uma sobrevida de 15 anos ou maior em 92 a 93% dos pacientes.
Diversos fatores podem influenciar no tempo de vida útil de uma prótese, como: idade, gravidade da doença, técnica, qualidade da prótese utilizada, boa aderência aos cuidados pós operatórios.
A artroplastia total de joelho continua sendo o padrão ouro para o tratamento da osteoartrite avançada.
Resp. Técnico
Dr. Leonardo Pozzobon
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia do Joelho
CRM 5836
Local de atendimento
INTO MS | Clínica Parque das Nações
Rua Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira
Campo Grande, MS