Radiofrequência resfriada no tratamento de dores
A dor crônica no Joelho causa sofrimento e limitações em muitos pacientes. Está associada a diversas patologias sendo muito comum na Osteoartrose (OA) e também pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos como a Artroplastia do Joelho.
Em muitos casos, o tratamento conservador tradicional não tem uma resposta adequada.
A Radiofrequência Resfriada é considerada uma alternativa segura e eficaz para estes casos.
A Radiofrequência Resfriada (RFA) promove o bloqueio da dor ao queimar os nervos geniculares, que ficam ao redor da articulação do joelho. Com a ajuda de uma câmera acoplada a um aparelho de raio x, o médico tem a localização exata do local a ser tratado. Com o bloqueio, interrompe-se a transmissão de sinais de dor ao cérebro.
Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida no PubMed, EMBASE e Cochrane Central Register of Controlled Trials para identificar todos os estudos de 1966 a 2019 avaliando a eficácia relativa do RFA térmico do nervo geniculado (aquecido ou resfriado) em comparação com outros tratamentos não cirúrgicos para OA de joelho.
Este estudo publicado este ano por Antonia F Chen et al. na Journal of the American Academy Orthop Surg. 2021. e concluiu que a Radiofrequência resfriada apresenta resultado superior ao uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticoides e é um procedimento seguro.
A Radiofrequência ganha um importante espaço como terapia principal ou adjuvante no tratamento da dor crônica e refratária.