Sarcopenia afeta a força muscular e a qualidade de vida
A sarcopenia é uma doença multifatorial caracterizada por uma redução progressiva da massa muscular, força, equilíbrio e desempenho físico.
Nas pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra, geralmente, inicia-se após os 30 anos de idade, com perdas em torno de 1% a 2% ao ano. Sem medidas preventivas, idosos com 80 anos de idade podem ter somente 50% de sua massa muscular da juventude.
Entretanto, a sarcopenia não está ligada apenas ao envelhecimento. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves, traumatismos sérios, doenças neurológicas levam a uma perda de massa muscular acelerada, muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.
A sarcopenia tem implicações diretas na qualidade de vida, no metabolismo ósseo e aumenta o risco de lesões e fraturas decorrentes das quedas.
A prevenção e o tratamento precoce, com equipe multidisciplinar, são fundamentais para garantir a qualidade de vida e minimizar os riscos de complicações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem proposto que, para o envelhecer de modo saudável e ativo, é necessária a manutenção das “habilidades intrínsecas”, a saber:
-cognição (memória de nomeação e função executiva).
-locomoção (velocidade de marcha e equilíbrio).
-vitalidade (força da mão, volume expiratório forçado e baixa energia).
-sensório (visão e audição).
-humor (sintomas físicos da depressão).
Portanto devemos criar um ambiente anabólico prolongado para o idoso incluindo exercício físico, ingestão alimentar adequada de macro e micronutrientes e suplementação nutricional permitindo assim prevenir a sarcopenia e melhorar a qualidade de vida.
Dr. Leonardo Pozzobon
Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia do Joelho
Medicina esportiva
CRM 5836
Local de atendimento
INTO MS
Rua Michel Scaff, 53
Chácara Cachoeira
Campo Grande, MS
(67) 9 9917 1326
Comments