Síndrome de Sinding Larsen Johansson (SLJ)

A síndrome de Sinding Larsen Johansson (SLJ) é uma afecção associada ao aumento do stress devido à tração repetitiva pelo tendão patelar no polo inferior da patela durante a contração do do quadríceps gerando inflamação local e nos casos crônico fragmentação do polo inferior da patela e espessamento do tendão patelar.

Sua maior incidência é em adolescentes entre 10 e 14 anos, do sexo Masculino e praticantes de esportes.

O principal sintoma é a dor de início gradual que piora com atividade física, localizada em região anterior do joelho, infrapatelar, intermitente e com duração de semanas ou meses.

Muitas vezes a criança e o adolescente não tem real noção do quadro e nem sempre sinalizam para os pais com a devida importância, tornando o diagnóstico tardio.

Recomendamos que os pais estejam sempre atentos as queixas da crianças e procurem precocemente o atendimento.

Para a confirmação diagnostica da síndrome de SLJ, deve ser realizado Rx e ultrassom (US) ou ressonância que irá mostrar inchaço e espessamento do tendão patelar, cartilagem e fragmentação do polo inferior da patela.

O tratamento clinica precoce desta síndrome apresenta eficácia na maioria dos casos.

Geralmente, no início, é indicada imobilização gessada por um período de seis semanas, afastamento das atividades esportivas, uso de analgésicos e fisioterapia. O tratamento clínico pode levar até seis meses, mas varia de acordo com a sintomatologia. Atletas com poucos sintomas poderão retornar às atividades esportivas dentro de dois a três meses.

O objetivo do tratamento é reduzir o quadro álgico e recuperar a função. O tratamento não cirúrgico é considerado como a principal modalidade: medicamentos, repouso seletivo, correção biomecânica de fatores predisponentes e modalidades fisioterápicas.

O tratamento para pacientes com sintomas mais brandos pode ser realizado com uso de AINEs, junto com o protocolo prescrito de reabilitação.