top of page

Viscosuplementação no esporte



A osteoartrite resulta da falha do processo de reparo da cartilagem danificada, devido a alterações biomecânicas e bioquímicas na articulação, secundárias a exercícios e traumas repetidos significantes ou secundários a lesões articulares agudas podendo acometer também jovens atletas, que devido ao treinamento físico intenso ficam suscetíveis a essas lesões.


O tratamento conservador deve ser instituído o mais precocemente possível. Nas fases iniciais o potencial de cicatrização e cura é maior.


Dentre as terapias farmacológicas destacamos a viscosuplementação com Ácido Hialurônico.


O objetivo da terapia de viscosuplementação é duplo: primeiro, tentar obter um processo de cura fisiológico e, se possível, completo e, segundo, diminuir o tempo de recuperação.


A eficácia a curto prazo é principalmente devida a um efeito de substituição (viscossuplementação), isto é, à restauração das propriedades viscoelásticas do fluido sinovial, como amortecimento, lubrificação e elasticidade.


Os efeitos a longo prazo dependem principalmente da restauração da reologia articular (biosuplementação), ou seja, das atividades anti-inflamatórias e antinociceptivas, da normalização da síntese endógena de Acido Hialurônico e da condroproteção.





O benefício da injeção intra-articular de Ácido Hialurônico também foi demonstrado em pacientes mais jovens com lesão aguda do joelho, incluindo lesões meniscais sintomáticas e lesão isolada do LCA com lesão condral.


A longevidade no esporte depende de cuidados contínuos, da prevenção e do tratamento precoce de lesões.



Comentários


Posts em destaque
Posts recentes
bottom of page